Terminam hoje (25), em todo o estado, as visitas de apoio técnico de integrantes da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan) aos fóruns participantes da Pesquisa de Opinião do Tribunal de Justiça da Bahia, a qual traçará uma radiografia do grau de satisfação e confiança concernente à qualidade dos serviços jurisdicionais prestados.
Valença, Jequié, Serrinha e Camaçari são as últimas comarcas a receberem a equipe da Seplan, que na terça-feira passada (22) deu início às orientações dos administradores dos fóruns e dos servidores escalados para aplicar os questionários. A pesquisa, cujos trabalhos se encerram amanhã (26), tem por meta ouvir jurisdicionados de 51 comarcas, entre elas a da capital.
“Inciativas como essa são importantes para manter a qualidade dos serviços que já funcionam e para melhorar aqueles que ainda precisam ser aprimorados”, disse o administrador de empresas na Comarca de Conceição do Jacuípe, Marcos Vinícius Queiroz Brandão, 25 anos, que, no formulário investigativo, avaliou como “bom” os serviços oferecidos pelo Judiciário baiano.
Por sua vez, a administradora do Fórum Duarte Moniz ‒ na Comarca de Brumado ‒, Eliana Meire dos Santos, também elogiou a pesquisa de opinião e o suporte prestado pelo tribunal. Para ela, a única dificuldade na realização das entrevistas refere-se à movimentação de jurisdicionados do fórum local, comparativamente abaixo da demanda de comarcas maiores. “Independentemente disso, essa pesquisa tem por mérito estreitar os laços e a comunicação entre a capital e o interior do estado”, comentou.
Os administradores dos fóruns envolvidos na pesquisa têm até a próxima terça-feira (30) para enviar os formulários originais e digitalizados em formato PDF para o e-mail institucional da Seplan. Concluída essa etapa, o Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica (Nege) procederá à tabulação e ao exame dos dados.
Para Alexsandro Santos, coordenador do Nege, o qual utilizou como critério de seleção das comarcas a combinação das variáveis População e Média de Casos Novos no Triênio, a expectativa é que essa análise seja finalizada até o início de junho próximo, de modo que os resultados sejam divulgados ainda neste primeiro semestre.
Mais informações pelo (71) 3372-5134 ou pelo e-mail seplan.dpe@tjba.jus.br.
Texto: Ascom TJBA