Apresentação

O Sistema de Bibliotecas do Poder Judiciário do Estado da Bahia (BIBLIOJUD) foi criado através do Decreto Judiciário nº 72, publicado em 29 de dezembro de 2004, cujo objetivo consistiu na possibilidade de realização de um trabalho conjunto entre as bibliotecas jurídicas do TJBA para garantir uma melhor prestação dos serviços de informação aos operadores do direito e a sociedade em geral.

Atualmente, o BIBLIOJUD é integrado por duas bibliotecas: a central e a seccional. A Biblioteca Central funciona no prédio do Fórum Ruy Barbosa. Esse prédio foi inaugurado em 5 de novembro de 1949 pelo então governador do Estado Otávio Mangabeira. O Fórum Ruy Barbosa funcionou como sede do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia até o mês de março de 2000 quando foi inaugurada a sua nova sede localizada no Centro Administrativo do Estado da Bahia.

Já a Biblioteca da Seção Especial foi inaugurada em 2005 por meio da Resolução nº 2, do Tribunal Pleno do TJBA e representou uma conquista para todos os servidores do Judiciário, uma vez que antes, o acesso on-line às bibliotecas era restrito a desembargadores e juízes.

As bibliotecas funcionam de segunda a sexta-feira, em horário administrativo, atendendo demandas de pesquisas formuladas por magistrados e servidores do TJBA. As bibliotecas também atendem aos usuários externo fornecendo-lhes fontes de pesquisa para leitura e consulta in loco.

Para solicitar empréstimos ou reservas de livros tanto magistrados quanto servidores devem estar devidamente cadastrados no BIBLIOJUD. Todo o acervo das bibliotecas já está indexado em sistema automatizado e disponível aos usuários para pesquisa remota no endereço eletrônico da biblioteca, garantindo celeridade e precisão na recuperação de informações.