Notícias
TJBA REINAUGURA BIBLIOTECA DO EDIFÍCIO-SEDE E HOMENAGEIA O JUIZ NEY LEITE SILVA
O Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, reinaugurou a Biblioteca do edifício-sede, após período de reforma e revitalização. Situado no Edifício Advogado Arx da Costa Tourinho, Anexo I do TJBA, o espaço conta, atualmente, com uma sala de estudos ampliada e sete computadores disponíveis para uso de visitantes, bem como ar-condicionado e luminárias mais eficientes e sustentáveis. Além disso, a unidade passou a se chamar Juiz Ney Leite Silva, uma homenagem a um Magistrado de carreira, cuja atividade judicante foi marcada pela probidade, pela dignidade e pelo trabalho.
O evento ocorreu na tarde da terça-feira (14) e reuniu Magistrados ativos e aposentados, bem como familiares do homenageado, o Juiz Ney Leite Silva, natural de Valença, falecido em 2014.
“É com grata alegria e satisfação que estamos reinaugurando a Biblioteca com o nome Ney Leite Silva. Aproveito para agradecer e louvar as bibliotecárias”, declarou o Chefe do Judiciário baiano, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. Ele, também, relembrou momentos de troca e convivência que teve com o homenageado, desde o início de sua carreira quando era advogado e foi apresentado ao Magistrado Ney.
O Presidente Nilson Soares Castelo Branco frisou para os presentes as obras realizadas na biblioteca, todas baseados em modernização, sustentabilidade e acessibilidade. Foram elas: adequações de Layout com instalação de paredes em dry-wall, com revestimento acústico; revisão elétrica geral, modernização do quadro elétrico, com troca de luminárias por modelos mais modernos em LED, que são mais econômicos e sustentáveis; adequações do sistema de proteção contra incêndio, com instalação de detectores de fumaça, prezando a segurança da unidade; modernização do sistema de ar-condicionado com troca de aparelhos por modelos split, também mais modernos e sustentáveis; regularização e instalação de piso de alta resistência, com instalação de rodapé; pintura interna e revitalização da fachada com substituição de pastilhas e de platibanda; e instalação de novo balcão na recepção para atendimento das normas de acessibilidade.
Rosana Silva Moura, sobrinha do Juiz Ney Leite Silva, falou em nome dos familiares. “Nesta tarde de reconhecimento, registro toda a minha gratidão ao Presidente Nilson Castelo Branco, aos demais colegas Desembargadores e à Servidora Neide Carvalho por dedicarem o nome de meu tio a esse espaço de conhecimento e lazer”, destacou. “Lembro de encontrá-lo debruçado em sua máquina de datilografia, acompanhado do cigarro, do café e dos inúmeros livros espalhados pelo birô. Desencarnou às vésperas de completar 79 anos, sem desanimar da virtude, sem rir da honra e sem ter vergonha de ser honesto”, finalizou Rosana Silva Moura.
Em seu discurso, o Presidente do TJBA pontuou semelhanças da função que o Judiciário exerce na vida das pessoas, enquanto Casa de Justiça, com o papel fundamental das bibliotecas para a construção da cidadania. Defendeu, também, o estímulo e a proteção dessas unidades públicas e privadas em todo o mundo.
A Coordenadora da Biblioteca, Neide Maria da Silva Carvalho, expressou gratidão ao Presidente do TJBA. “Graças à sua sensibilidade e olhar sempre voltado à potencialização e à valorização do conhecimento, da produção do saber e do desenvolvimento cultural, foi possível idealizar um projeto de revitalização e ampliação de nossa Biblioteca”, afirmou, emocionada. Na oportunidade, destacou o empenho de toda equipe durante o projeto.
Conforme a servidora, a próxima meta é expandir o acervo que, atualmente, dispõe de mais de 12 mil volumes para consulta.
A Biblioteca Ney Leite Silva oferece um serviço de qualidade, suprindo as necessidades informacionais de forma ágil e precisa. Especializada em Direito, tem como grupo-alvo Magistrados, servidores do TJBA e acadêmicos, estando aberta, também, ao público em geral.